10 passos para aumentar o seu score de crédito

Anúncios

As pontuações de crédito ou score são valores que possibilitam dizer ao mercado se você é um bom pagador, esse número é resultado dos hábitos de pagamento das pessoas e de seu relacionamento com os mercados de crédito. 

Por meio do Score, é possível adquirir diversas vantagens  para aprovação de solicitação de cartões de crédito e débito, além de fornecerem uma boa base aos seus credores para aprovar uma solicitação de financiamento ou empréstimos.

Anúncios

score
(Reprodução: Google Imagens)

Se em algum momento você sentiu dificuldades em adquirir essas possibilidades pode ser que seu score esteja baixo. Essas informações ajudarão os consumidores a obter mais controle sobre suas vidas financeiras.

Pensando nisso, separamos 10 passos para aumentar o seu score de crédito, que poderão lhe possibilitar organizar-se melhor financeiramente e aproveitar as inúmeras vantagens em possuir uma boa pontuação de crédito.

Anúncios

Em meio a sucessivas crises vivenciadas por vários países pelo mundo, não é incomum que nos perguntemos como conseguiremos ter uma vida de qualidade e alcançar nossos objetivos que dependem inegavelmente de boas reservas financeiras.

Pensar no financiamento da casa própria ou na troca de um veículo podem parecer realidades muito distantes quando não conhecemos as possibilidades disponíveis no mercado para que essas transações sejam possíveis. 

Como funciona a Pontuação de Crédito?

Ter um alto Score ou uma boa pontuação de crédito representam hoje, definitivamente, uma grande oportunidade de demonstrar ao mercado que você poderá arcar com aquisição de um bem ou que você é um pessoa financeiramente confiável.

Passar essa confiança aos credores lhe possibilitará alcançar grande parte dos seus sonhos que dependem de um score alto.

A pontuação de crédito ou score é uma possibilidade que está disponível online e varia de 0 a 1000 pontos. A classificação de cada usuário é baseada na análise de vários fatores, o peso de cada quantidade de Score é determinado com base em pesquisas sobre o comportamento histórico de grupos não especificados de indivíduos.

Esses grupos são formados por pessoas com características econômicas semelhantes. Portanto, é estatisticamente possível calcular um valor de score comparando os resultados obtidos por um determinado consumidor com outros consumidores do mesmo grupo. Veja os quesitos analisados:

  • Pagamento de faturas em dia 
  • Registro de dívidas negativas
  • Relação financeira com empresas
  • Atualização de dados cadastrais.

Quanto maior a pontuação de Score, maior a probabilidade de os cidadãos cumprirem suas obrigações financeiras com fácil acesso aos mercados de crédito.

Assim, além de estabelecer políticas de crédito com base em suas próprias informações, as empresas também podem utilizar o score como  informação adicional para decisões de financiamento. A pontuação segue os seguintes números:

  • As pontuações variam de zero a 1.000 pontos 
  • Pontuação até 300 representam alto risco de inadimplência; 
  • Entre 300-700 são de risco médio  
  • Acima de 700 são de baixo risco. 

 As empresas podem utilizar modelos estatísticos de mercado para  análise de risco de crédito desenvolvidas de acordo com  suas necessidades. 

Ter acesso a essas informações é importante porque permite  o controle do seu planejamento financeiro. Saber o score e  quando ele sobe ou desce, junto com o conteúdo educacional oferecido pelo Serasa, beneficia quem quer entender sua solvabilidade e o impacto que isso pode ter em suas metas de gastos. Também facilita a organização da sua conta. 

10 passos para aumentar o seu score de crédito

Para saber como aumentar sua pontuação, continue lendo os 10 passos para aumentar o seu score de crédito.

1. Identifique suas dívidas 

 Primeiro, veja quais são suas dívidas inadimplentes. Essa dica é importante porque você realmente precisa ter uma ideia de quanto deve e para quem deve.

Portanto, liste os nomes dos credores, o valor da dívida e os juros; organize suas dívidas preferencialmente em ordem decrescente de juros; conheça seus custos fixos e variáveis ​​mais importantes; com base em sua renda líquida mensal, entenda sua capacidade de economizar dinheiro para saldar dívidas.

2. Limpe seu nome

O pagamento e a regularização das dívidas aumentam a pontuação, mas leva um tempo para que ela suba. Não há “fórmula mágica” para aumentar o Serasa Score rápido. Por isso, quanto antes você quitar dívidas e limpar o nome, melhor para a pontuação.

3. Diminua o número de compras parceladas 

 Também dá para parcelar sim, mas cuidado. Por isso, o ideal é avaliar se é realmente  necessário comprar algo parcelado nessa época. Uma dica é não colocar mais de 20% de sua renda para pagar dívidas. 

4. Conte com a colaboração da família na hora de reduzir gastos 

 Se você mora com a família, conte com a ajuda deles para cortar gastos desnecessários. No entanto, este núcleo familiar também pode e deve fazer parte da reorganização  da economia doméstica.

5. Pague suas contas em dia

Um bom pagador sempre paga suas contas em dia, certo? Dessa forma, garante grandes chances de aumentar sua pontuação de crédito e, assim, obter crédito do mercado. 

 Portanto, registre todas as suas dívidas para pagá-las em dia. Uma ótima maneira de fazer isso é usar um software de gestão financeira, por exemplo. 

 Afinal, essas ferramentas permitem que você controle tudo o que entra e sai do seu bolso. 

 Por exemplo, no guia financeiro  Mobills,  é possível definir as despesas que ainda não foram pagas e definir a data de pagamento. 

 Assim, o aplicativo irá notificá-lo quando suas despesas estiverem próximas de serem pagas e você estiver mais propenso a cumprir  suas obrigações.

6. Negocie suas dívidas

Em segundo lugar, inicie as negociações da dívida com a empresa credora. Nesse caso, você pode entrar em contato por telefone, indo  até o local, ou  com o auxílio de agências especializadas em negociação de dívidas. 

 Você escolhe o melhor caminho. Apenas tome cuidado para não aceitar um acordo que não seja a seu favor. Portanto, converse bastante com o credor e faça um acordo justo.

7. Atualize seus dados nas plataformas de crédito

Plataformas de crédito são as grandes responsáveis por fornecerem informações sobre o comportamento do crédito ao consumidor. 

Portanto, atualizar os dados dessas agências pode ajudá-lo a entender  como melhorar sua pontuação de crédito. Então saiba como pesquisar CPF pelo nome e conheça essas agências de crédito.

8. Ative o Cadastro Positivo

O cadastro positivo foi instituído pela lei 12.414/11 e funciona como currículo econômico.  Com ele, as empresas onde você solicita o crédito podem ver como você paga suas contas.

Por isso, é muito importante manter informações como renda, endereço e demais informações necessárias atualizadas. Além disso, a inscrição no Cadastro Positivo é automática para todos os consumidores que obtiveram empréstimo, financiamento ou efetuaram compras com, por exemplo, crédito. 

9. Tenha paciência

O aumento da pontuação do score de crédito não melhora de uma hora para a outra. Por isso, é muito importante que você tenha paciência com os processos e compreenda que o sucesso de boas pontuações de crédito é resultado da construção feita aos poucos de hábitos financeiros mais saudáveis.  

Na maior parte do tempo, a vontade de financiar aquele apartamento, ou realizar aquela viagem tão sonhada podem nos deixar ansiosos, mas é sempre relevante ressaltar que bons hábitos constroem-se através da constância.

10. Ponha fim aos maus hábitos

Grande parte da organização financeira provém da adoção de hábitos financeiros saudáveis. Para que isso seja possível você pode tentar reduzir gastos desnecessários; ter sempre uma poupança reservada para possíveis emergências; possuir um orçamento e a lista das suas dívidas além de pagar o valor total das faturas do cartão de crédito.

Ver mais:

Os 7 melhores aplicativos para escrever em imagens

Artigo anteriorOs 7 melhores aplicativos para escrever em imagens
Próximo artigo8 tips to get credit even in a negative situation